domingo, 30 de agosto de 2009

O milagre Camila


Hoje na catequese, o tema do encontro foi "Sinais de Deus em nossa vida". Tudo girava en torno de milagres. Então, eu discuti com a minha turminha sobre o tema: o que é um milagre? Eles acontecem? Qual a diferença entre milagre e mágica? Por que Jesus fazia milagres?

Não como de costume, a turma estava interessada no assunto, por isso a discussão rendeu e a catequese durou até mais de uma hora.

No final, aproveitei a deixa e pedi para todos rezarem de mãos dadas uma oração pela Camila, que estava em estado grave no hospital, já com morte cerebral. Expliquei aos catequisandos que somente um milagre salvaria linda garota, que ia completar já 15 anos, apesar dos problemas mentais com que nascera.

Expliquei que milagres acontecem se a gente tem fé e que, se fosse da vontade de Deus, que ele operasse um milagre na vida da Camila e a tirasse daquela situação. Que pequenos milagres acontecem todos os dias na nossa vida e a gente nem percebe: o acordar; o canto de um passarinho; a presença de uma pessoa amiga; um abraço da mãe; a nossa própria saúde; um sorriso de uma criança.

Quantos milagres Deus faz que passam despercebidos. Quantos anjos Deus coloca no nossa caminho para nos guiar, que operam pequenos milagres que já se tornaram tão comuns que a gente não percebe mais. Quantas boas ações que fazem a nosso favor; quantas boas ações temos a oportunidade de fazer a todo momento. Milagres.

Surpreendentemente, os catequizandos rezaram com muito entusiasmo. O compromisso da semana foi orar diariamente pela Camila e por todos os doentes que necessitam de um milagre de Deus.

Quando cheguei em casa, ouvi no auto-falante da igreja a notícia da morte da Camila. Naquele momento cheguei a pensar: "Deus não quis operar milagre algum".

Mas depois, acabei concluindo algo muito maior. Algo que estava diante dos olhos. Algo que eu havia acabado de dizer aos catequisandos, mas que de certa maneira, nem eu mesmo entendia. Mas agora eu começo a entender. A sabedoria de Deus é infinita. Tão grande quanto eu sou pequeno diante dEle. É além da minha compreensão.

A Camila era o próprio milagre.

Nenhum comentário: